A Bioimpedância é um método relativamente simples e rápido de avaliar a composição corporal. É uma técnica não invasiva que utiliza a resistência elétrica do corpo para estimar a quantidade de massa magra, gordura corporal e muitas outras variavéis, chamadas de biomarcadores. Biomarcadores são variáveis que podem ser medidas experimentalmente e indicam a ocorrência de uma determinada função ou característica do corpo.
A calorimetria indireta é uma avaliação que calcula a quantidade de calorias consumidas diáriamente durante o repouso usando o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico na respiração. A Calorimetria Indireta é o melhor método para determinar o consumo energética do paciente.
A força muscular está ligada a todas as atividades físicas do ser humano, desde a realização de tarefas diárias até o desempenho em atividades esportivas de alto desempenho. Um dinamômetro é usado para medir a função muscular de um paciente.
O exame de eletrocardiograma é uma técnica que usa impulsos elétricos para coletar informações sobre como o coração funciona. É um exame rápido e não doloroso. O resultado apresenta o padrão dos batimentos cardíacos e um traçado que permite distinguir alterações significativas no coração.
Monitorização Residencial da Pressão Arterial
A Monitorização Residencial da Pressão Arterial é uma abordagem que visa registrar a PA fora do consultório, com o próprio paciente ou pessoa autorizada para fazê-lo, usando equipamento calibrado e validado durante um período estabelecido pelo médico. A MRPA fornece informações valiosas sobre os níveis de PA e o seu comportamento e são mais correlacionadas com lesões de órgãos-alvo e prognóstico de eventos cardiovasculares do que as medidas de PA obtidas por métodos casuais.